O Sistema de Informação de Schengen (SIS) é o sistema de partilha de informações mais utilizado e de maior dimensão para a segurança e a gestão das fronteiras na Europa. Uma vez que na Europa não existem fronteiras internas entre os países Schengen, o SIS compensa os controlos nas fronteiras e é o instrumento de cooperação mais eficaz para as autoridades responsáveis pelas fronteiras e pela imigração, bem como para as autoridades policiais, aduaneiras e judiciárias da UE e dos países associados a Schengen.
As autoridades nacionais competentes, como a polícia e os guardas de fronteira, podem introduzir e consultar indicações relativas a pessoas e objetos numa base de dados comum. Essas pessoas e objetos podem ser localizados em qualquer lugar da UE e do espaço Schengen durante os controlos de fronteira, os controlos policiais ou outros controlos legais.
Desde 1995, o sistema ajudou a Europa a preservar a sua segurança, na ausência de controlos nas fronteiras internas.
Em 2013, foi introduzida a segunda geração do SIS (SIS II), com funcionalidades suplementares, como a possibilidade de acrescentar impressões digitais e fotografias às indicações.
Em março de 2023, o SIS foi renovado com novas indicações, dados atualizados e funcionalidades melhoradas.
Saiba como os países da UE trocam informações sobre pessoas e objetos através do SIS e como o sistema evoluiu ao longo dos anos.
O SIS só contém indicações relativas a pessoas ou objetos correspondentes a categorias de indicações predeterminadas.
Exemplos de cooperação eficaz entre as autoridades nacionais graças à partilha de informações através do SIS.
O SIS tem requisitos estritos em matéria de qualidade e de proteção de dados. Só têm acesso ao SIS os utilizadores autorizados das autoridades competentes, como as que efetuam os controlos nas fronteiras nacionais, a polícia ou as autoridades aduaneiras.
Os gabinetes SIRENE são os polos que coordenam o intercâmbio de informações sobre as indicações do SIS no seu país ou na sua organização. Todos os países que utilizam o SIS criaram um gabinete SIRENE nacional.
Encontrar respostas para as perguntas mais comuns sobre o SIS