Ir para o conteúdo principal
Migration and Home Affairs

Pessoas procuradas

Países cooperantes: Irlanda e Polónia

Em 18 de março de 2021, foi introduzida no SIS uma indicação para detenção para efeitos de entrega ou extradição de um nacional polaco procurado por um homicídio cometido em 2015. Um dia depois, o gabinete SIRENE polaco respondeu à indicação introduzida no SIS irlandês informando que a pessoa em causa estava detida na Polónia a cumprir uma pena por outro crime.

Países cooperantes: Irlanda e Itália

 Em 14 de maio de 2021, foi introduzida no SIS uma indicação para detenção relativa a um cidadão italiano procurado pela alegada violação de um jovem em Munster em 2019. Desde então, o suspeito tinha regressado a Itália. Pensava-se que continuava a ter contactos com jovens em acampamentos desportivos. O suspeito foi detido em Itália em 27 de maio, ou seja, 13 dias após a introdução da indicação no SIS irlandês.

Países cooperantes: Irlanda e Países Baixos

Em 24 de maio de 2021, foi introduzida no SIS uma indicação para detenção relativa a um nacional neerlandês que, em 2015, tinha agredido violentamente a mulher no domicílio do casal na Irlanda. O suspeito fugiu da Irlanda pouco depois de ter cometido a infração. Em 8 de junho de 2021, as autoridades neerlandesas informaram que o suspeito seria detido com base na indicação introduzida no SIS irlandês.

Países cooperantes: Itália e Roménia

Em 8 de dezembro de 2021, foi cometido um duplo homicídio brutal em Iasi, na Roménia. Depois de ter cometido este crime, o autor saiu da Roménia. Nos dias seguintes, o assassino ficou alojado em diferentes lugares em Roma. Quando foi introduzida no SIS uma indicação para detenção, os inspetores italianos fizeram investigações e conseguiram localizar e capturar o homem em causa em Roma, em 14 de dezembro de 2021.

Países cooperantes: Itália e Roménia

Em 15 de junho de 2019, o gabinete SIRENE italiano introduziu no SIS uma indicação para detenção relativa a um nacional espanhol, procurado pelas autoridades judiciárias italianas por branqueamento de capitais. Tinha sido condenado em Itália a 6 anos e 19 dias de prisão, bem como ao pagamento de uma multa no valor de 4 361 EUR.

O gabinete SIRENE romeno trocou informações com a unidade de investigação criminal da polícia romena e com o agente de ligação espanhol em Bucareste relativamente à possível localização da pessoa procurada na Roménia. Após a troca de informações, a pessoa em causa foi detida em 20 de janeiro de 2020, em Bucareste, frente à embaixada espanhola na Roménia. Foi presente ao procurador competente que requereu a sua detenção. Na sequência da cooperação entre o gabinete SIRENE romeno, o gabinete SIRENE italiano e a autoridade judiciária competente na Roménia, em 21 de janeiro de 2020, o Tribunal de Recurso de Bucareste concordou com a entrega do suspeito a Itália. Este foi entregue à Itália em 28 de janeiro de 2020.

Países cooperantes: Itália e Alemanha

Em 7 de novembro de 2021, um homem sem documentos de identidade chegou a Lampedusa juntamente com outros migrantes. Uma verificação na base de dados do SIS permitiu identificar uma correspondência entre as impressões digitais do homem em causa e as de um suspeito de roubo relativamente ao qual o gabinete SIRENE alemão tinha introduzido um mandado de detenção europeu. O fugitivo foi detido para ser entregue à Alemanha.

Pessoas desaparecidas

Países cooperantes: Irlanda e Suíça

Em 2018, foi comunicado desaparecimento de uma jovem de 14 anos de um centro de apoio em Connacht, na Irlanda. Em 4 de maio de 2021, a menor desaparecida foi intercetada numa estação de comboio na Suíça, não acompanhada na altura. O gabinete SIRENE suíço notificou o gabinete SIRENE irlandês, que por sua vez contactou o agente responsável pela investigação deste caso, bem como a Irish Child and Family Agency (TUSLA). Graças à abertura de canais de comunicação entre a polícia irlandesa, a TUSLA e os serviços sociais suíços, a menor vulnerável pôde receber assistência e proteção.

Países cooperantes: Irlanda e Grécia

 Em 9 de março de 2021, um pai assinalou o desaparecimento da sua filha, uma pessoa de alto risco, à esquadra da polícia local, convicto de que se encontrava na Grécia. Foi introduzida uma indicação no SIS sobre a mulher desaparecida. Em 13 de maio de 2021, a mulher foi localizada numa loja em Atenas, num estado muito confuso. Foi colocada sob proteção, tendo o pai apanhado um voo para a Grécia para se reunir com a filha.