Ir para o conteúdo principal
Migration and Home Affairs
  • 4 de junho de 2024

Os dossiês legislativos em resumo

Pacto em matéria de Migração e Asilo

Regulamento Gestão do Asilo e da Migração

O Regulamento Gestão do Asilo e da Migração substitui o atual «Regulamento Dublim III» e:

  • Melhora o sistema de determinação do Estado-Membro responsável pelos pedidos de asilo, tornando-o mais eficiente e estável e prevenindo os movimentos secundários;
  • Estabelece um sistema de solidariedade obrigatório, mas flexível, para os Estados-Membros que enfrentam pressões migratórias.

Regulamento Procedimento de Asilo (incluindo o Regulamento Procedimento de Regresso na Fronteira)

O Regulamento Procedimento de Asilo estabelece um procedimento comum, justo e eficiente para decidir sobre um pedido de asilo, limitando simultaneamente os abusos e eliminando os incentivos aos movimentos secundários em toda a UE. Juntamente com o Regulamento Procedimento de Regresso na Fronteira, estabelece igualmente um procedimento obrigatório na fronteira, tanto para o processo de asilo como para o processo de regresso na fronteira externa. A parte do procedimento na fronteira relativa ao regresso é objeto de um regulamento separado por razões jurídicas, a fim de refletir o facto de as regras em matéria de regresso a nível da UE se basearem nas regras de Schengen.

Regulamento Situações de Crise e de Força Maior

O Regulamento Situações de Crise e de Força Maior aborda situações de crise, incluindo a instrumentalização, e de força maior, e prevê derrogações e medidas de solidariedade para os Estados-Membros.

Regulamento Eurodac

A reformulação do Regulamento Eurodac permitirá à base de dados Eurodac existente passar de uma base de dados sobre o asilo para uma verdadeira base de dados em matéria de asilo e migração. A nova base de dados apoiará o sistema de asilo e ajudará a gerir a migração irregular, bem como a aplicação do Regulamento Reinstalação e da Diretiva Proteção Temporária. A base de dados será integrada no quadro de interoperabilidade para se integrar sem descontinuidades com outras bases de dados da UE.

Regulamento Triagem

O novo Regulamento Triagem estabelece regras uniformes que garantem o controlo e o registo adequado dos migrantes em situação irregular e dos requerentes de asilo que entram na UE, bem como uma ligação sem descontinuidades aos subsequentes procedimentos de regresso ou de asilo.

Regulamento Condições de Asilo

O Regulamento Condições de Asilo substitui a Diretiva Condições de Asilo. Incorpora a Convenção de Genebra no direito da UE e visa assegurar que os Estados-Membros aplicam critérios comuns para determinar se as pessoas podem beneficiar de proteção internacional. Define igualmente o conteúdo dos direitos e obrigações em matéria de proteção internacional dos beneficiários de proteção internacional.

Diretiva Condições de Acolhimento

A Diretiva Condições de Acolhimento revista estabelecerá normas mínimas de assistência aos requerentes de asilo por parte dos Estados-Membros, assegurando um nível de vida adequado às pessoas que chegam à UE e requerem proteção internacional.

Quadro de Reinstalação da União

O Regulamento que institui o Quadro da União de Reinstalação e Admissão por Motivos Humanitários (Quadro da União) reforça as vias seguras e legais de entrada na UE para as pessoas que necessitam de proteção e contribui para reforçar as parcerias internacionais com países terceiros que acolhem um grande número de refugiados.